QUEM SOMOS

O Instituto Amparando foi fundado em 2015 e, é uma organização sem fins lucrativos, que atua na educação das crianças através de uma proposta pedagógica abrangente, incluindo a assistência social às famílias de Jardim Gramacho (Duque de Caxias) e Bico do Urubu (Nova Iguaçu), visando seu bem estar integral e a inclusão social.

Na frente de educação, oferece o pré-escolar e aulas de reforço para crianças de 04 a 12 anos, além de aulas complementares como dança, capoeira, música, dentre outros.

 

Durante estas atividades, as crianças recebem alimentação no local, que pode abranger café da manhã, almoço e lanche.

No propósito de contribuir para que o núcleo familiar seja uma referência no desenvolvimento das crianças, cada família é acompanhada por assistentes sociais, que avaliam suas necessidades e as direcionam aos profissionais para apoiá-las, seja com assessoramento psicológico, jurídico, com a participação nas oficinas de geração de renda e, até interagindo com as escolas onde as crianças estudam. 

O Amparando também se faz presente nas situações emergenciais e de calamidade pública, organizando campanhas para atendimento e doações às comunidades.

O conceito de cidadania e solidariedade, o pensamento coletivo e questões culturais são trabalhados transversalmente.  Para tanto, o Amparando conta com voluntários, tanto das comunidades onde atua, quanto especialistas nas suas frentes de atuação e, organiza eventos com as famílias e passeios com as crianças para reforçar este valores.

Com isso, o Amparando espera apoiar a formação das crianças para que possam ser sujeitos ativos do seu processo de transformação, contribuindo para melhorar a realidade da comunidade onde vivem e ampliar as suas possibilidades de participação na sociedade.

VV.20.10.18 -72.jpg